Buscar

Estrutura metálica é aposta na construção


O aço vem ganhando disparada mente a disputa com o concreto armado na opção na construção civil. Nessa concorrência, o aço está chegando aos canteiros de obras em forma de estrutura metálicas pré-moldadas, pronta para o uso. Carolina Fonseca, gerente executiva do Centro Brasileiro da Construção do Aço (CBCA) diz que a construção em aço representa atualmente cerca de 15% do universo do setor de edificação no Brasil.

Segundo a executiva da CBCA, em processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. Com o aço, o entulho da obra deixa de existir ou é reciclado. "Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% o custo das fundações", diz Carolina. O tempo de construção é reduzido entre 10% e 20%.

"Quando se pensa em aço, se pensa em uma obra inovadora, moderna, reciclável e durável", diz Bruno Mendes Campolina, gerente geral de vendas para Construção Civil e Infraestrutura da Usiminas. "A construção metálica agrega redução de tempo do empreendimento, mão de obra especializada, racionalização no uso de materiais e aumento da produtividade no canteiro", explica. Outro benefício é a redução do cronograma de entrega, o que permite antecipar o uso do imóvel.

Se diante do concreto, o aço vai bem, o mercado da construção no seu conjunto vai mal. "Mesmo nas estruturas metálicas, houve queda de 13% no primeiro trimestre de 2015 sobre mesmo intervalo do ano passado", afirma de Paula, da Arcelor.

Fonte: http://www.cbca-acobrasil.org.br/site/noticias-detalhes.php?cod=7072


3 visualizações

© 2016 - 2020 Procomet Sistemas Metálicos.