Buscar

Aço é solução durável e sustentável


Optar por um sistema construtivo baseado em estruturas metálicas garante maior rapidez e menor impacto no canteiro, se comparado a uma construção tradicional. O uso do aço proporciona a precisão de medidas, possibilitando a realização de uma obra aprumada e nivelada, o que facilita a inserção dos demais componentes. É uma solução que pode ser adotada em terrenos com os mais variados tipos de desníveis, evitando gastos com grandes movimentações de terra e aterros. Em grandes centros urbanos, com altos índices de congestionamento e dificuldade de mobilidade, permite menor movimentação de carga, auxiliando na redução da emissão de CO2.

O material oferece também a possibilidade de reabilitação e utilização para construção de áreas anteriormente consideradas ruins ou inadequadas para suportar edificações convencionais. "A estrutura em aço mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios, em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil", complementa o engenheiro. Mais leve, a modalidade pode reduzir em até 30% o custo das fundações e ainda tornar viável o uso de solos com baixa capacidade de carga.

Vantagens

As estruturas em aço apresentam um conjunto de características que as destacam como solução construtiva para determinadas aplicações. "Na fase de montagem a estrutura de aço

a com outros tipos de estruturas. Qualidade que viabiliza um retorno mais rápido do capital investido, proporcionando ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel", afirma o gerente executivo.

Outras importantes distinções das estruturas metálicas são a sua flexibilidade, precisão em milímetros e elevada resistência mecânica, que possibilitam a utilização de elementos estruturais com menores dimensões e capacidade de vencer grandes vãos. "Com a utilização desta solução, há a possibilidade de abrir diversas frentes de serviço simultâneas, tais como lajes, paredes e instalações. O aço apresenta também um ótimo desempenho termoacústico", explica o profissional.

Ele menciona que o principal entrave ao sistema está relacionado aos fatores culturais. "Trata-se de uma casa leve confrontando com os tradicionais elementos pesados utilizados no mercado. Porém, a leveza dos materiais não traz nenhuma desvantagem em relação à segurança ou conforto", comenta.

Sustentabilidade

Obras feitas em aço têm menor impacto negativo sobre o meio ambiente em termos de uso de energia, consumo de matérias-primas, geração de detritos e de impactos no canteiro de obras, como a criação de resíduos, emissão de poeira, tráfego e ruídos sonoros. "O material economiza água, justamente no momento em que este recurso vem se tornando mais escasso. Estruturas em aço consomem apenas 6,3% do ciclo de vida total da energia de uma residência, o restante é utilizado na climatização e iluminação. Além disso, em uma casa de 200 metros², por exemplo, a estrutura em aço pode gerar apenas um metro cúbico de resíduos recicláveis durante a construção", afirma o engenheiro.

Há também uma melhor organização do canteiro devido, entre outros motivos, à ausência de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, reduzindo o inevitável desperdício desses materiais. O ambiente limpo oferece, ainda, melhores condições de segurança ao trabalhador contribuindo para a redução dos acidentes. "Além disso, é um material 100% reciclável e ecoeficiente em seu processo produtivo, podendo ser reciclado em sua totalidade sem perder nenhuma de suas qualidades", diz o gerente executivo.

Artigo retirado do site: http://www.cbca-acobrasil.org.br/site/biblioteca-detalhes.php?cod=101064


10 visualizações

© 2016 - 2020 Procomet Sistemas Metálicos.