Buscar

Estruturas metálicas e suas funções


As estruturas metálicas também podem ser utilizadas na construção de coberturas, esse método utiliza vigas metálicas, ripas, barras e perfis de aço carbono ou galvanizado, podendo parafusar as peças ou soldá-las para garantir uma maior segurança e durabilidade ao empreendimento.

Por conta dos benefícios técnicos que esse método oferece, resultantes do processo industrial e por contribuir para a preservação do meio ambiente, é cada vez mais comum vê-lo no lugar da madeira, que ainda é a matéria-prima mais utilizada.

As construções de coberturas em estruturas metálicas basicamente substituem a madeira pelo aço e possibilitam a utilização de qualquer tipo de telha, desde que sejam consideradas, já no projeto. Abaixo listamos algumas características desse método construtivo:

  • Declividades mínimas;

  • Medidas máximas dos vãos;

  • Exigências de sobreposição das telhas.

Quais as vantagens do uso de coberturas com aço galvanizado?

O aço galvanizado possui maior resistência à corrosão, aumentando a vida útil da construção. É a galvanização responsável por conceder ao aço as propriedades anticorrosivas e deve ser elegida levando em consideração a agressividade do ambiente onde está localizada a obra. Isso faz com que a cobertura em estrutura metálica tenha uma garantia bem extensa, e quanto maior for a proteção da telha sobre a estrutura, melhor.

As peças parafusadas garantem maior segurança em manter as características da estrutura, pois esses parafusos também são galvanizados ou de aço inoxidável. Além de uma maior facilidade na instalação por conta das vigas, barras e perfis estruturais do aço serem mais leves que as outras soluções construtivas.

O aço pode reduzir entre 10% e 20% o custo de uma obra, se for comparado com sistemas tradicionais, por oferecer benefícios como: uniformidade, limpeza do campo da obra, durabilidade, leveza e zero desperdício do material. Em casos de obras de médio e grande porte a economia pode ser ainda mais expressiva.

O uso de cobertura em estruturas metálicas ainda se destaca por:

  • Maior racionalidade na execução;

  • Menor impacto ambiental quando comparado com a madeira;

  • Segurança aumentada por não propagar fogo;

  • Material imune aos insetos, ampliando a durabilidade.


1,242 visualizações

© 2016 - 2020 Procomet Sistemas Metálicos.