
Procomet Engenharia
Pintura de estruturas metálicas

A Procomet Sistemas Metálicos realiza todo o tipo de jateamento e pintura em chapas metálicas. A pintura é importante para garantir proteção contra a corrosão em estruturas de aço, deve ter elasticidade e aderir perfeitamente ao substrato.
Preparo
O tipo de preparo da superfície pode variar de acordo com o substrato, mas em geral, recomenda-se a lavagem com hidrojateamento de ultra-alta pressão, para remover resíduos de tinta, e com tensoativos neutros.
Tinta de fundo
Antes de aplicar o primer, o aplicador deve homogeneizar muito bem os componentes e aguardar o tempo de indução. A espessura da camada varia conforme a agressividade do ambiente. Mas, como referência, em um local de baixa a média agressividade, recomenda-se espessura de 100 a 150 micrômetros.
Seleção do produto
É preciso definir de antemão o tratamento - se retoque, pintura ou repintura - e a solução a ser utilizada - se tinta líquida ou em pó. Todas as informações das fichas técnicas e de segurança devem ser lidas com atenção.
Intervalo entre demãos
Depois da aplicação do primer é preciso esperar o intervalo entre demãos, conforme orientação do fabricante do produto.
Acabamento
A aplicação da tinta de acabamento, normalmente de base poliuretânica, deve seguir cuidados com relação à homogeneização, ao tempo de indução e ao período de secagem. A proporção de diluição da tinta deve ser condizente com o tipo de aplicação. Muitas tintas podem ser aplicadas com trincha ou rolo, sem necessidade de diluição. Já a pistola não consegue pulverizar se a tinta estiver muito grossa.
Avaliação e controle
A cada etapa da pintura concluída recomenda-se a checagem da espessura. Uma vez atingido o tempo de cura final, geralmente de sete dias, deve ser avaliada a aderência do sistema ao substrato.
Para entrar em contato conosco, ligue (21) 3102-0485 | 3698-5854 | 3698-5998 | 97047-6608 (WhatsApp) ou mande um e-mail para procomet@procomet.com.br ;)
Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/156/pintura-de-estruturas-metalicas-286684-1.aspx