Buscar

Passarelas metálicas


As passarelas são estruturas metálicas construídas sobre rodovias, vias expressas e ferrovias de forma temporária ou permanente para a travessia de pedestres. Também são utilizadas para a travessia sob obstáculos naturais, como cursos d'água e depressões de terreno natural. No caso das obras de arte em uma via de trânsito, elas separam fisicamente os fluxos de pedestres e veículos, eliminando os conflitos entre eles. É recomendado que essas passarelas sejam instaladas em pontos com maior atração de pessoas.

Possuem rápida instalação e são executadas em um nível superior a superfície, evitando a interdição das vias em operação por um período longo. Elas podem ser a céu aberto ou receber uma cobertura, varia de acordo com objetivo da obra. Após sua instalação sobre os pilares, com guindastes, o tráfego já pode ser liberado.

Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as passarelas para pedestres constituem-se, essencialmente, em tipos de obras de arte especiais. Dessa forma, na elaboração de projetos, obrigatoriamente, devem ser observadas as linhas gerais da Instrução de Serviço ISF 216: Projeto de Obras de Arte Especiais.

Na concepção de projetos de passarelas, são considerados, em geral, os seguintes pontos:

a) Localização favorável da passarela;

b) Garantia de conforto, segurança e facilidade de acesso aos pedestres;

c) Atendimento ao gabarito estabelecido para a via;

d) Prescrições da norma ABNT NBR 9050 - Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço Mobiliário e Equipamentos Urbanos.

Pesquisa: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/32/artigo300062-1.aspx


199 visualizações

© 2016 - 2020 Procomet Sistemas Metálicos.