Buscar

Pontes metálicas


As pontes são construções identificadas como obras de arte. As pontes metálicas têm como essencial função controlar obstáculos naturais ou artificiais possibilitando a passagem de veículos e pedestres, de um lado ao outro com segurança e conforto.

As pontes com estrutura metálica têm sido cada vez mais utilizadas devido aos benefícios do aço. Versatilidade, leveza, facilidade de montagem, durabilidade e resistência estão entre os principais atributos na escolha na utilização deste material. Por ter ampla resistência, a ponte metálica pode ser mais esbelta do que as pontes convencionais de concreto armado, gerando uma estrutura mais leve. Além disso, devido à sua efetividade, pontes metálicas podem superar maiores vãos, concebendo a segurança necessária.

O grande benefício das pontes metálicas sobre pontes de madeira ou concreto é sua versatilidade. Tal característica possibilita ao arquiteto colher novas formas e desenhos para que a mesma tenha o maior valor estético possível.

Para plantas de pontes metálicas, podem-se aplicar variados tipos de superestruturas. A solução estrutural pode contar com vigas de alma cheia, treliças, vigas em caixão, vigas mistas, etc. A adoção da solução mais apropriada deve ser realizada por um engenheiro estruturalista devidamente habilitado visando propor a segurança, durabilidade e eficiência da construção.


104 visualizações

© 2016 - 2020 Procomet Sistemas Metálicos.