
Procomet Engenharia
Pintura em estrutura metálica

Este método é de bastante importância para garantir a proteção contra a corrosão em estruturas de aço, este tipo de pintura deve conter elasticidade e aderir perfeitamente ao substrato.
Quando é feita pintura em estrutura metálica, a preparação da superfície pode mudar de acordo com o substrato, porém, na maioria das vezes, é recomendada a lavagem com hidrojateamento de ultra-alta pressão, para retirar todos os resíduos de tinta, e com tensoativos neutros.
Anteriormente a aplicação do primer, o especialista deve homogeneizar bastante os componentes e aguardar o tempo de indução. A espessura da cama pode variar devido a agressividade do ambiente. Porém, como referência, em lugares com baixa a média agressividade, é indicado a espessura de 100 a 150 micrômetros.
Ao selecionar o produto, é preciso, anteriormente, definir o tipo de tratamento - retoque, pintura ou repintura - qual a solução a ser utilizada - tinta líquida ou em pó. Todas essas informações, contidas nas fichas técnicas e de segurança, carecem ser listadas com atenção.
Quando é feita aplicação do primer, é necessário esperar o intervalo entre demãos. Este intervalo é informado pelo fabricante do produto.
Após, ao realizar a aplicação da tinta de acabamento, geralmente de base poliuretânica, aconselha-se seguir cuidados em relação à homogeneização, ao tempo de indução e ao período de secagem.
A cada etapa da pintura concluída recomenda-se a checagem da espessura. Uma vez atingido o tempo de cura final, geralmente de sete dias, deve ser avaliada a aderência do sistema ao substrato.